Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

O Casarão

Localizada a 16 Km . da cidade de Além Paraíba-MG e a 180 Km . do Rio de Janeiro, ergue-se majestosa e imponente, a faz. da Gironda. Este nome deve-se aos seus construtores que foram imigrantes alemães que em meados de século XIX aqui chegaram para a exploração da agricultura e pecuária. Gironda é a fêmea do javali, um animal de origem européia.

Suas construções datam de 1850. Seu estilo é chalé colonial. O casarão e todas as demais benfeitorias foram construídos com paredes dobradas de tijolos maciços, razão esta pela qual encontra-se em perfeito estado de preservação.

Construída antes da abolição da escravatura a fazenda chegou a ter quase 200 escravos, entre homens e mulheres, que eram a mão de obra utilizada no plantio de café, cana de açúcar; milho, etc.

Além do casarão de 18 cômodos ( excluído o porão ), a fazenda possui inúmeras outras benfeitorias, como casas de colonos, alambique de cachaça, moinho de fubá, cavalariça, igreja, tulha de armazenar café, além de um pátio externo com piscina, campo de futebol e jardim. Tudo isto cercado de árvores centenárias e fruteiras enormes, como jaqueiras, mangueiras, jabuticabeiras, coqueiros, palmeiras, etc.

Grande parte da propriedade é cortada por um rio que forma cachoeiras, e contornando os arredores a presença de mata atlântica preservada, com trilhas para caminhadas ecológicas. A altitude do local é de aprox. 400 metros, o que proporciona uma temperatura muito agradável.

Estar na faz. da Gironda é simplesmente fazer uma viagem no tempo. É ao mesmo tempo descanso e, a oportunidade de entendermos e mostrarmos aos nossos filhos, como era viver no campo a 150 anos atrás, nos conscientizando do quanto precisamos preservar os recursos naturais, hoje tão deixados em segundo plano.

Veja mais fotos acessando nossa Galeria de Fotos.

 
© Fazenda da Gironda - Todos os Direitos Reservados by: phelippdeavila